Sua impaciência pode estar te adoecendo

Em terra de prazos curtos e agenda lotada, quem reina é a impaciência. Ou pelo menos é assim que a maioria dos brasileiros têm reagido a correria do dia-a-dia. Se a sua paciência é constantemente testada até nas pequenas coisas, como filas de supermercado, som alto do vizinho, o atraso do ônibus, é sinal de que você já está desgastado.
Saber esperar nunca é fácil, porém é necessário não só pelo bem comum, mas também para evitar o surgimento de problemas sérios de saúde. Estudos mostram que quando uma pessoa se irrita e perde a paciência, os níveis de estresse e adrenalina se elevam. Entretanto, estes não são os únicos e maiores perigos advindos da impaciência:
1. Obesidade
Pressa, falta de tempo e paciência são grandes vilões da alimentação saudável. Especialista dizem que a obesidade apresenta maior incidência em pessoas impacientes. Isso se deve a tendência que essas pessoas têm de se alimentar mal com comidas congeladas e fast foods. Além disso, manter este temperamento provoca a liberação de adrenalina e cortisol no organismo, hormônios associados ao aumento de peso.
2. Hipertensão
A impaciência é considerada um fator de risco de hipertensão entre os jovens adultos. O estresse associado ao falta de paciência pode provocar o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Por sua vez, a hipertensão é um agente de risco sério para doenças do coração, fígado e acidentes cardiovasculares.
3. Envelhecimento
Você sabe o que são os telômeros? Eles fazem parte do extremo dos cromossomos, protegem o DNA de sua deterioração e estão ligados a longevidade. Pessoas impacientes possuem telômeros menores o que acelera o envelhecimento. Há pesquisas que tentam entender se a falta de paciência apressa o envelhecimento ou o contrário, se de alguma forma pessoas com telômeros reduzidos identificam o envelhecimento acelerado e desenvolvem um temperamento mais impaciente.
Lembre-se sempre, paciência é uma virtude. Deixamos um pensamento final para que possa refletir: “quando as pessoas perdem a paciência, se deixam levar pela emoção e não pela razão.”
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160329_impaciencia_saude_rm
#impaciência #obesidade #hipertensão #saúdeocupacional #medicinadotrabalho