Inadimplência pode prejudicar o rendimento no trabalho

May 23, 2017

 

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) somente com consumidores inadimplentes há mais de 90 dias, aponta que não é só o bolso que é afetado quando o cliente não paga as contas. Vários problemas emocionais podem surgir quando dívidas em excesso começam a pesar na consciência. A ansiedade, angústia, alterações no apetite, dificuldades no relacionamento pessoal e insônia se tornam companhias frequentes.

 

Segundo o resultado da pesquisa, 65,6% dos inadimplentes se sentem abatidos, tristes e desanimados. O despertar de um mau hábito ou vício como cigarro, álcool e comida é apontado por 16,8% como forma de desconto e alívio pela pressão de não conseguirem pagar suas dívidas.

 

Há casos em que a inadimplência lança um efeito negativo tão forte no emocional dos consumidores que acaba atingindo até mesmo a vida profissional e a saúdes. Dos entrevistados para o estudo, 15,9% diz ter ficado desatento e pouco produtivo no trabalho ou nos estudo. Outros 12,6% afirmam ter se tornado pessoas mais nervosas agredindo outros verbalmente. Enquanto 7,6% já partiram até mesmo para agressões físicas. Seis em cada dez pessoas estudadas admitiram que ficaram com a autoestima baixa, e muitos outros dizem sentir vergonha da família e amigos.

 

“O estado emocional do devedor também interfere no modo como ele lida com suas finanças. Sentimentos como perda de sono, irritação, baixa autoestima e falta de concentração podem potencializar os problemas, dificultando ainda mais o processo de saída do endividamento. Uma solução para esses casos é buscar ajuda. Para lidar com as finanças, é preciso muita racionalidade e ponderação para compreender a situação das dívidas e as melhores estratégias para quitá-las”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


 

Fonte: Revista Cipa

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo