Acidente de trabalho: quanto a sua empresa está perdendo com isso?

May 2, 2018

 

O Brasil é um dos países com o índices mais altos de acidentes de trabalho no mundo. Apesar da sua extensa legislação trabalhista e previdenciária, vários setores da nossa economia ainda apresentam números elevados de acidentes, vitimando milhares de trabalhadores, incapacitando muitos e impactando diretamente a economia nacional.

 

O empregador é responsável pela saúde e segurança dos seus empregados, e deve executar ações que visam proteger e promover a saúde de todos que laboram em sua empresa. Caso não o faça, poderá ser punido, sofrendo sanções na esfera trabalhista e civil.

 

 

 

Você sabe quanto custa um acidente para a sua empresa?

 

Além dos aspectos éticos, dos transtornos para o empregado, a angustia dos familiares, os aumentos dos gastos públicos, o acidente de trabalho pode causar muito prejuízo para a sua empresa.

 

 

Um trabalhador com salário de R$ 1.300,00, afastado por 15 dias devido a um acidente, custa para a sua empresa R$ 3.177,27, além das perdas não contabilizadas, como:

  1. Ausência do empregado;

  2. Necessidade de outro empregado para realizar a tarefa do empregado acidentado;

  3. Afeta no clima da empresa;

  4. Compromete a imagem de empresa diante dos empregados e clientes;

  5. Aumenta a possibilidade de sanções, multas e autuações;

  6. Pode acarretar intervenção do Ministério Público;

  7. Problemas com o Sindicato da categoria;

  8. Aumento das alíquotas do FAP;

  9. Aumento do passivo trabalhista;

  10. Exigência de reparação de danos físicos e morais etc.

 

 

Qual a solução para minimizar esse problema?

 

Além de possuir programas de prevenção e promoção de saúde bem estruturados (PPRA, PCMSO), com levantamentos de riscos ambientais bem realizados, planos de ações detalhados visando neutralizar os riscos de adoecimento e acidentes, equipe bem treinada e motivada, a adoção de um PROGRAMA DE ANÁLISE DE ACIDENTES é de grande auxílio, pois foca as suas ações tanto na prevenção como na correção de problemas.

 

O Programa de Análise de Acidentes é uma ferramenta específica e tem como objetivo avaliar todas as situações potenciais de riscos no ambiente laboral e propor ações para a correção dessas situações: a análise preventiva.

 

Ocorrido o acidente, o Programa de Análise de Acidentes fará a análise do sinistro, verificando minuciosamente todos os fatores envolvidos e proporá ações corretivas, utilizando-se de estudos de análise de riscos, ferramentas de qualidade como Diagrama de Pareto, o ciclo PDCA e etc.: a análise corretiva.

 

Proteger o trabalhador, evitar perdas do patrimônio da empresa e impactos diretos no faturamento, essas são as metas do Programa de Análise de Acidentes.

 

 

 

Para maiores detalhes e esclarecimentos, consulte o nosso Departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho. Fale com um de nossos especialistas.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
<