Medicina e segurança do trabalho: gasto ou investimento?

May 3, 2018

 

A Medicina e a Segurança do Trabalho, quando bem utilizadas, podem se tornar ferramentas valiosas para as empresas e serem aliadas importantes para o setor financeiro e para o RH.

 

O uso estratégico da medicina e segurança do trabalho pode proporcionar às organizações um resultado positivo no seu faturamento, trazendo melhorias para o seu negócio.

 

Numa perspectiva de curto, médio e longo prazo o empregador, que utiliza bem todos os benefícios os quais a medicina e a segurança do trabalho podem gerar, percebe que investir nesse setor traz impacto positivo para o faturamento das empresas.

 

 

Medicina e segurança do trabalho agregando valor à sua empresa

 

A Medicina e a Segurança do Trabalho, através de seus diversos programas de controle e promoção de saúde, auxiliam as empresas a:

  1. Contratar as pessoas aptas para os cargos pretendidos;

  2. Reduzir acidentes;

  3. Reduzir o absenteísmo;

  4. Promover aumento da produtividade;

  5. Evitar adoecimento de causa ocupacional, diminuindo o passivo da empresa;

  6. Valorizar o empregado mostrando que a empresa se preocupa com sua saúde;

  7. Evitar multas e autuações dos órgãos de fiscalização do trabalho;

  8. Auxiliar na manutenção de um clima favorável para o trabalho e relações interpessoais;

  9. Agregar valor à marca da empresa.

 

O objetivo da Medicina e Segurança do Trabalho é a prevenção e o cuidado da saúde dos trabalhadores, promovendo ações que visem a saúde, o diagnostico precoce de patologias relacionadas ao trabalho, o monitoramento dos empregados expostos a agentes de riscos nocivos presentes no local de trabalho e a melhoria da qualidade de vida do coletivo de trabalhadores.

 

A Medicina e a Segurança do Trabalho são obrigações legais e todas as empresas que possuem trabalhadores regidos pelo regime de trabalho da CLT devem ter um setor de medicina e Segurança do trabalho para cuidar dos seus empregados. Empresas com muitos empregados devem ter um serviço próprio de medicina e segurança do trabalho, aquelas com poucos empregados  podem terceirizar esse serviço.

 

Os profissionais que compõem um serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (médicos do trabalho, engenheiro do trabalho, técnicos e enfermagem do trabalho, enfermeiros do trabalho, fonoaudiólogos, técnicos de segurança do trabalho etc.) devem possuir as competências técnicas necessárias para proporcionar uma avaliação adequada dos ambientes de trabalho e dos riscos ambientais aos quais os trabalhadores poderão estar expostos. Estes profissionais estão aptos a orientar sobre os meios de neutralizar esses riscos e a realizar a avaliação dos candidatos que estão ingressando na empresa, avaliando a aptidão para o exercício das funções designadas e para fazendo o controle periódico da saúde daqueles trabalhadores que já integram os quadros da empresa.

 

 

Medicina e segurança do trabalho: um ótimo investimento para quem sabe usá-las.

 

O cuidado com a saúde do trabalhador, além de ser um dever legal, deve ser também uma preocupação ética do empregador e tem de ser tratado como um ponto estratégico vinculado à produtividade e ao faturamento da empresa.

 

Pelo exposto acima podemos deduzir que, ao contratar um serviço de Medicina e Segurança do Trabalho, o empregador precisa planejar bem o investimento, avaliando não somente custos, mas, principalmente, os benefícios que o serviço médico e de segurança tem a oferecer., tais como: o diferencial entre concorrentes, experiência, qualidade de serviços, ética, instalações físicas, assessoria técnica e a preocupação com o passivo da empresa.

 

É preciso critérios na escolha de um serviço de Medicina e Segurança do Trabalho para que o seu investimento não se transforme apenas em gastos, sem nenhum retorno para o faturamento do seu negócio.

 

 

Para obter mais informações e esclarecimentos entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square