Você sabe o que é Pneumoconiose?

December 20, 2018

 

Pneumoconiose  é o termo médico utilizado para denominar um grupo de doenças pulmonares causadas por inalação de alguns tipos de poeiras, principalmente no ambiente de trabalho.
As pneumoconioses mais comuns são a silicose, a asbestose e a dos mineiros de carvão (a antracose).


A silicose é a pneumoconiose causada pela inalação de poeira de sílica. A Sílica encontra-se presente nas poeiras minerais e pode afetar trabalhadores que fazem moagem de pedras, jateamento de areia, britadores, perfuradores de túneis, cortadores de mármores, perfuradores de galerias em minas de ouro, carvão, ferro, cobre etc.


A Asbestose se origina da inalação de poeira de asbesto ou amianto, material utilizado na fabricação de telhas, isolantes térmicos entre outros.

 

A antracose ou pneumoconiose dos mineradores de carvão é a doença pulmonar que ocorre pela inalação de poeiras contendo hulha ou carvão de pedra (carvão mineral).


Essas poeiras , quando inaladas, penetram nos pulmões, provocando reações inflamatórias que levam à formação de fibrose do tecido pulmonar que ocasiona um desarranjo desse tecido interferindo diretamente nas trocas gasosas (hematopoese), ou seja, na capacidade de captação do oxigênio do ar e seu transporte para dentro dos vasos sanguíneos, a oxigenação do sangue.


No início a doença é assintomática e os sintomas irão aparecer somente após certo grau de comprometimento dos pulmões. O paciente, então, começa  apresentar um quadro de falta de ar , tosse seca, dor no peito. O quadro evolui com intensificação dos sintomas, piora progressiva do estado geral de saúde do paciente e, nos casos avançados, culmina com o desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

 

O Câncer de pulmão ou de pleura (mesotelioma) pode se desenvolver nos pacientes portadores de asbestose em cerca de 13% dos casos.

 

A utilização do asbesto já foi proibida em vários países, inclusive no Brasil, devido à sua alta periculosidade e seu potencial cancerígeno.

 

Infelizmente não existe tratamento para essas condições, portanto a prevenção é o melhor remédio. 

 

Um serviço de medicina e segurança do trabalho de qualidade que implemente programas com monitorização do ambiente de trabalho através avaliações e medições ambientais, utilização de equipamentos de proteção coletiva e individual, controle dos indivíduos expostos, realização de exames médicos periódicos, conscientização dos empregados, são as melhores ações para a promoção da saúde dos trabalhadores.

 

 

A PREVENIR medicina e segurança do trabalho tem toda a infraestrutura e capacitação profissional para realizar avaliações ambientais, exames médicos, propor soluções para neutralizar os riscos ambientais e proteger os trabalhadores da sua empresa.


Para saber mais nos contate pelo telefone (31) 2525-0500, nosso e-mail prevenir@prevenirmg.com.br  ou através da nossa homepage www.prevenirmg.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square