Saiba porque você deve se preocupar com o excesso de calor no trabalho

February 21, 2019

 

O forte calor tem prejudicado o dia a dia de muitas pessoas. No ambiente de trabalho, a temperaturas excessivas são ainda mais sentidas, principalmente pelos trabalhadores que desempenham atividades em locais que já registram ambientes com níveis elevados, como siderúrgicas e as que exercem atividades ao ar livre, em que o profissional precisa atuar sob sol forte.

 

Por isso, para evitar problemas para a integridade física do trabalhador e desconfortos, as empresas precisam ficar atentas à legislação do Ministério do Trabalho. Sobre as condições ambientais, as Normas Regulamentadoras 9 e 17 visam estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

 

De acordo com a Normativa de número 17, em ambientes internos a temperatura deve ficar condicionada entre 20° e 23°C e a umidade relativa do ar não deve ser menor que 40%. Já em ambientes externos, onde a incidência do calor é maior, a legislação prevê que, para garantir e avaliar as condições do local de trabalho, a empresa deve utilizar o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), que responsável por identificar a exposição do trabalhador ao calor local.

 

 

Problemas que o calor pode trazer para o trabalhador

 

Em tempos de calor excessivo, todo cuidado é importante para não ter problemas de saúde.  Sintomas como sudorese intensa, exaustão, esgotamento físico e mental, câimbras, conjuntivites, insolação, desmaios e desidratação são comuns em locais com muita incidência de calor.

 

Além disso, trabalhar em condições que a temperatura esteja elevada pode atrapalhar a produtividade do colaborador. Além disso, excesso de calor pode desencadear doenças mais sérias, como câncer de pele e problemas respiratórios.

 

 

Como se proteger do excesso de calor no trabalho

 

Além de a empresa cumprir com as recomendações da legislação, cabe ao colaborador fazer a sua parte também e cuidar de maneira mais rigorosa nesta época do ano. Dentre as orientações, estão a alimentação e a hidratação.

 

Nesta hora, alimentos de fácil digestão também podem ajudar. Por isso, invista sem medo no consumo de frutas, peixes, aves, grãos, legumes e verduras que proporcionam bem-estar por serem leves e de fácil.

 

A Prevenir é uma empresa de medicina e segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional, etc. Implantamos e gerenciamos Programa de Promoção à Saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais e Mapas de Risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.


Para saber mais nos contate pelo telefone (31) 2525-0500, nosso e-mail prevenir@prevenirmg.com.br  ou através da nossa homepage www.prevenirmg.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020