Como reduzir os índices de afastamento no trabalho

September 30, 2019

 

 

Uma das situações que mais geram transtornos para a empresa é o afastamento de um funcionário. Isso porque, além de eventuais gastos, o trabalho do funcionário pode ser muito necessário para o funcionamento da empresa.

 

Segundo o Ministério do Trabalho, grande parte dos trabalhadores se afastam da empresa devido às dores nas costas, sendo registrados por ano 116 mil afastamentos por esse motivo. De acordo com os dados, fraturas na perna, tornozelo, punho e mão também são os principais causadores de afastamento.

 

Dessa forma, é importante reduzir o afastamento dos funcionários e investir em proteção e qualidade de vida para o empregado. A seguir, separamos algumas dicas para que você reduza os índices de afastamento do trabalho.

 

 

Gestão de riscos do ambiente de trabalho
 

De início, é importante eliminar qualquer risco de acidentes ou situações que coloquem a saúde do trabalhador em perigo. Sendo assim, é indicado manter um departamento de segurança para avaliar toda a empresa, identificar os riscos e buscar melhorias.

Essas melhorias podem ser desde o fornecimento e cobrança dos equipamentos de proteção individual (EPI) até mesmo os riscos de exposição ou contaminação de produtos tóxicos.

 

 

Conscientizar os funcionários

 

Uma medida muito importante é oferecer proteção aos funcionários e para isso é preciso conscientizá-los sobre o uso de EPIs e fornecer orientações e capacitações para o uso correto dos equipamentos do trabalho. Já para os funcionários que exercem seu trabalho em um escritório, é importante conscientizá-los sobre a importância de cuidar da postura durante sua jornada de trabalho.

Para isso, a empresa pode realizar palestras e treinamentos com profissionais, promover atividades práticas, entre outras coisas. Conheça aqui 5 dicas para evitar acidentes no trabalho.

 

 

Fornecer planos de saúde e incentivar exames de rotina

 

Infelizmente as pessoas não têm o hábito de visitar médicos para verificar como está a saúde. Dessa forma, doenças que poderiam ser diagnosticadas precocemente e serem tratadas, acabam se tornando crônicas e afetando a saúde dos pacientes e afastando-os do trabalho. E isso não significa apenas a saúde  física, mas a mental também. Vários afastamentos estão relacionados a problemas psicológicos.

Algo interessante de se fazer é promover palestras sobre saúde, fornecer um acompanhamento e incentivar os funcionários a fazer exames de rotina. Além disso, pode ser interessante para a empresa fornecer um acompanhamento psicológico para o funcionário, a fim de tratar problemas mentais.

 

 

A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020