5 dicas para evitar acidentes no trabalho

July 11, 2019

As discussões sobre a prevenção de acidentes são fundamentais para as empresas e seus colaboradores. Isto porque são as boas práticas que influenciam diretamente no bom desenvolvimento do trabalho e ajudam a tornar o local de trabalho mais seguro para todos. Separamos 5 dicas para evitar acidentes no trabalho! 

 

1 - Atenção no trabalho, sempre!

 

Todos sabem que um bom trabalho deve ser realizado com atenção, principalmente quando o ofício envolve algum risco para o bem-estar do trabalhador. A cada dia são maiores os recursos de distração, e, por isso, é importantíssimo determinar regras para a proteção, evitando conversas desnecessárias, celulares e até mesmo fatores como o cansaço, que pode expor o trabalhador a acidentes. É indispensável que os funcionários conheçam todos os fatores que podem envolver riscos à sua integridade física. Então a dica é: manter-se atento ao ambiente!

 

2 - Seja prudente

 

Não se aproximar de alguma situação que demonstre perigo iminente é importante. Esta ideia deve ser repassada e difundida para toda a empresa. Quando observado, o risco pode ser evitado, fortalecendo a prevenção de acidentes nas instituições, mas esta postura depende de todos os colaboradores. Vale lembrar que o acesso a locais restritos devem ser evitados, respeitando todas as sinalizações, estas que também devem estar bem específicas para todos os trabalhadores. A imprudência pode ter consequências graves.

 

3 - Não deixe de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

 

Toda empresa é obrigada a fornecer todos e quaisquer EPIs que se façam necessários para a atuação segura no local de trabalho. Da mesma forma, uma vez que os EPIs estejam em posse do colaborador, ele é obrigado a utilizá-los, assim como zelar pela integridade deles. Por isso, passa a ser responsabilidade de cada trabalhador usá-los durante a atuação. A empresa tem o dever de fornecer, sem custo algum para o trabalhador, e o direito de cobrar o uso de cada um deles. Conheça a importância para o trabalhador do uso constante dos Equipamentos de Segurança.

 

Entre esses equipamentos estão luvas, óculos, protetor de respiração, protetor auricular, cintos antiquedas, capacetes, botas, entre outros. É fundamental respeitar as exigências de cada atividade exercida.

 

 

4 - Utilize máquinas de trabalho que apresentem boas condições

 

Máquinas em bom estado são indispensáveis, pois dificultam algum tipo de acidente. Quando o colaborador perceber alguma alteração nas máquinas, seja de pequeno ou grande porte, deve avisar imediatamente aos responsáveis. O trabalhador não deve se arriscar, e todos sabem que maquinários necessitam de cuidados e constantes ajustes. Se isso não acontece, ela está suscetível a curtos e ao mau funcionamento que pode gerar acidentes. É fundamental ter regularidade nas revisões, já que essa negligência pode causar acidentes e gerar riscos à vida.

 

 

 

5 - Saiba operar as máquinas

 

Parece óbvio saber operar as máquinas com que trabalhamos, mas não é muito raro encontrarmos trabalhadores que não dominam por inteiro as suas capacidades. É verdade que as máquinas são necessárias para diversas atividades em fábricas e empresas de grande porte, entretanto é indispensável que quem as opera tenha o conhecimento total. Isso evita possíveis acidentes que pode ter um grande impacto. Sendo assim, a operação requer parâmetros básicos de uso. As boas práticas vão desde a atenção ao executar trabalhos até o uso dos EPIs.

 

 

A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo