Saiba o que são equipamentos de proteção coletiva e quando usar

April 18, 2019

Sabemos que em um ambiente de trabalho, incidentes podem acontecer. E para evitar alguns transtornos, as empresas devem utilizar os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).

 

Usados dentro do ambiente de trabalho enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade, os EPCs tem como objetivo garantir o bom funcionamento das atividades e a segurança e saúde, de modo geral, dos colaboradores.

 

Eles são caracterizados por sinalizar, neutralizar e eliminar os riscos de acidentes dentro da empresa. Ao sinalizar os riscos, os trabalhadores se tornam cientes dos perigos e assim podem se proteger dos mesmos.

 

Quais são os (EPCs) mais comuns

 

Os equipamentos mais comuns utilizados no ambiente de trabalho são: corrimão, piso antiderrapante, placas, cones sinalizadores, fitas zebradas, isolamento de máquinas para redução de ruídos excessivos e exaustores para retirada de gases tóxicos e também ajudar na ventilação.

 

Como identificar possíveis situações de perigo para implementar os EPC’s?

 

Um modo de encontrar todos os perigos presentes no processo de produção é a realização de um mapeamento do processo, em que são observadas e catalogadas todas as etapas do processo produtivo, bem como seus riscos e oportunidades de otimizá-las. Após encontrados os riscos, é necessário agir para que eles não causem acidentes, e aí entra a educação e fiscalização já citadas no texto. O treinamento é essencial e obrigatório para que se tenha um ambiente seguro e digno de se trabalhar.

 

Penalidade para quem não cumpre as exigências

 

As empresas que não cumprem o previsto pelas normas regulamentadoras podem ser multadas e penalizadas - no mínimo, por descumprirem com a hierarquia obrigatória das medidas de proteção, estabelecida pela NR 9. Em caso de acidentes, elas ainda podem ser responsabilizadas por nexo de causalidade.

 

Para evitar que isso aconteça, os funcionários de empresas que não disponibilizam o EPC podem denunciá-las em âmbito externo ao Ministério do Trabalho ou ao sindicato competente a sua categoria. Internamente, as denúncias podem ser feitas na CIPA e no SESMT.

 

Além dos Equipamentos de Proteção Coletiva, os trabalhadores também devem usar os EPI, clique aqui e saiba a importância do uso constante para a sua segurança.

 

A PREVENIR medicina e segurança do trabalho tem toda a infraestrutura e capacitação profissional para realizar avaliações ambientais, exames médicos, propor soluções para neutralizar os riscos ambientais e proteger os trabalhadores da sua empresa.

Para saber mais nos contate pelo telefone (31) 2525-0500, nosso e-mail prevenir@prevenirmg.com.br  ou através da nossa homepage www.prevenirmg.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo