Importância para o trabalhador do uso constante dos Equipamentos de Segurança

January 10, 2019

 

Ninguém está livre de imprevistos no seu ambiente de trabalho, por isso a prevenção é essencial para a redução do número de acidentes ou a redução da gravidade deles. Diante disso, é indispensável que o trabalhador, além de treinamentos constantes, fique atento à utilização de equipamentos de segurança.

 

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são obrigatórios aos profissionais que desempenham algum tipo de atividade que ofereça risco à integridade física e à saúde do trabalhador, conforme determina as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

 

Fornecidos aos trabalhadores de forma gratuita, os equipamentos de segurança devem ser utilizados durante toda a jornada de trabalho. Eles são um dos responsáveis por garantir a redução e a gravidade do número de acidentes dentro das empresas.

 

Na lista dos equipamentos de proteção para o trabalhador estão óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.

 

Números preocupantes

 

Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª posição no Ranking Mundial de Acidente de Trabalho, o país fica atrás somente da China, Índia e Indonésia.

 

De acordo com os dados, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38min um trabalhador perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção a saúde e a segurança do trabalho.

 

Há vários motivos para que essas ocorrências aconteçam. Dentre elas estão o descuidados dos empregados diante da necessidade de proteção, falta de treinamentos, ausência de uma cultura prevencionista na empresa e o pensamento equivocado de alguns empresários que vêem os custos com proteção e segurança como gasto ou invés de olhar como um investimento.


A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square