O Kit de primeiros socorros é obrigatório?

January 21, 2020

 

O kit de primeiros socorros é muito comum na casa da gente. Afinal, não são raras às vezes que alguém pode se colocar em um acidente doméstico. Mas o mesmo vale para as empresas e demais locais de trabalho?

O kit de primeiros socorros é uma caixa ou maleta com curativo e materiais de limpeza. Conforme a Norma Regulamentadora n°7 (NR-7), o kit de primeiros socorros nas empresas é uma exigência estabelecida pelo Ministério do Trabalho.

 

“7.5.1 Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim“.

 

Além do kit ser obrigatório em empresas de pequeno, médio ou grande porte, essa norma exige que o kit seja responsabilidade uma pessoa treinada, impondo a necessidade de capacitação e treinamento aos funcionários.

Essa exigência tem como objetivo preservar a saúde dos trabalhadores, como também garantir estabilidade ao funcionário, enquanto ele aguarda atendimento especializado e profissional, a fim de determinar sua recuperação e/ou sobrevivência.

 

O que o kit de primeiros socorros deve conter?

 

Segundo o item 7.5.1 da NR-7, o conteúdo  do kit de primeiros socorros varia de acordo com a atividade desenvolvida por cada empresa. Sendo assim, o kit de uma empresa de varejo será diferente a de uma construtora.

 

Entretanto, existem itens básicos em um kit de primeiros socorros e esses materiais podem ser encontrados em farmácias e lojas especializadas:

  • Uma caixa onde será adicionado o kit;

  • Materiais de proteção, como máscaras faciais e luvas cirúrgicas descartáveis;

  • Materiais para curativos, como gaze, algodão e esparadrapo;

  • Produtos para limpeza e esterilização de feridas;

  • Bolsas térmicas quente e fria;

  • Ferramentas multiuso, como pinça e tesoura;

  • Saco plástico vedante, para o descarte de materiais;

Esses materiais são destinados apenas ao atendimento de emergências.

 

 

 

A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo