Mudanças das Normas de Segurança do Trabalho | Quais foram as novas alterações?

September 23, 2019

 

O mundo está em constante mudança e isso não seria diferente na área da segurança do trabalho. Com a atual troca do governo, houve também mudanças nas normas de segurança e saúde do trabalho.

Segundo o Ministério da Economia, as mudanças nas normas de segurança do trabalho preveem um impacto positivo de R$ 68 bilhões de reais em dez anos para as empresas. Além de ter como objetivo reduzir as exigências e as multas aplicadas às empresas.

Não sabe quais normas foram alteradas e qual o impacto delas? A gente explica tudo aqui embaixo.

 

Sem obrigação de novo treinamento

A primeira mudança é na NR 1. Essa alteração libera micro e pequenas empresas, que desempenham atividades de baixo risco, a elaborarem programas de prevenção de riscos ambientais e de controle de saúde ocupacional.

Além disso, umas das alterações previstas para a NR 1 retira a obrigatoriedade de que o trabalhador se submeta a um novo treinamento caso mude de emprego e permaneça na mesma atividade.

 

Segurança no uso de máquinas

Outra mudança foi a respeito da NR 12. Essa norma restabelece alguns parâmetros que garantem a segurança dos trabalhadores e a prevenção de acidentes no uso de máquinas e equipamentos.

A nova norma garante que a proteção seja de acordo com a avaliação de riscos de cada equipamento. Conheça 5 dicas para evitar acidentes no trabalho.

 

Revogação da NR 2

Dentre as mudanças anunciadas, houve também a revogação da NR 2. Essa norma exigia a inspeção de um estabelecimento por um fiscal do trabalho antes da sua abertura.

 

Mais mudanças no futuro

Rogério Marinho, Secretário especial do Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, informou que as mudanças nas normas de segurança e saúde do trabalho ainda não acabaram, todas as 36 normas regulamentadoras serão revisadas., tendo como alvo no momento as NR 24, que se diz respeito às instalações sanitárias, e a número 17, sobre ergonomia.

Segundo Marinho, essas mudanças são essenciais para simplificar e desburocratizar as regras, preservando a integridade, segurança e saúde do trabalhador.

 

 

A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square