O que faz um profissional de segurança do trabalho?

March 4, 2020

 

 

Garantir o cuidado dos funcionários deve ser uma das principais preocupações de uma empresa. Por isso, a segurança do trabalho é tão importante dentro de um estabelecimento, já que é ela a responsável por traçar formas de proteger o empregado de possíveis acidentes e prevenir a exposição a agentes nocivos à saúde.

 

Em 2017 foi divulgado pelo Anuário Estatístico da Previdência Social que o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho no mundo, sendo registrados aproximadamente 700 mil acidentes por ano.

 

É muito importante que essas estatísticas diminuam e, por isso, a presença de um técnico de segurança do trabalho é tão importante para que uma empresa consiga projetar planos de segurança.

 

O que é um técnico de Segurança do Trabalho?

 

O técnico de segurança do trabalho tem como objetivo preservar a integridade do trabalhador, seja ela mental ou física, por meio do desenvolvimento de processos preventivos para combater problemas de saúde que aconteçam em um ambiente de trabalho.

 

Esse profissional, então, fica encarregado de averiguar se as 36 normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho estão sendo cumpridas. Além disso, o técnico em segurança do trabalho busca esclarecer e dirimir dúvidas dos demais funcionários a respeito da segurança no ambiente de trabalho, promovendo abordagens educacionais e didáticas.

 

O técnico em segurança do trabalho também fica responsável por executar auditorias, palestras e fazer alertas sobre prevenção, formas de evitar acidentes de trabalho e, até mesmo, informar quais medidas tomar diante de uma situação de risco.

 

Qual tipo de empresa precisa de um técnico de Segurança do Trabalho?

 

Apesar da obrigatoriedade de contratar um técnico de segurança do trabalho seja regulamentada na norma regulamentadora nº 4 da portaria 3214/78, qualquer empresa pode ter um técnico de segurança do trabalho. Esse profissional pode ser contratado caso a empresa seja de pequeno ou médio porte.

 

É interessante que as empresas que envolvam algum grau de risco à saúde dos colaboradores possuam um técnico: fábricas e indústrias variadas, construção civil, mineradoras e agroindústrias.

Para exercer a profissão é necessário ter concluído o curso técnico em Segurança do Trabalho ou o curso de supervisor de segurança do trabalho.

 

A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo