O que faz um Terapeuta Ocupacional - Dia nacional do terapeuta ocupacional

October 14, 2019

A rotina de trabalho tem se tornado mais intensa a cada dia e, por isso, é importante cuidar da saúde, tanto física quanto mental.  Para promover o bem estar do trabalhador, é que acontece a terapia ocupacional.

 

A terapia ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios mentais e físicos, sendo empregada em hospitais, centros de reabilitação, casas de repouso, centros de convivências, instituições penais, entre outros lugares.

 

 

O que é a terapia ocupacional?

 

A terapia ocupacional tem como função promover a prevenção, tratamento e a reabilitação de pessoas portadoras de alterações, sejam elas cognitivas ou afetivas, decorrentes de traumas, distúrbios genéticos ou doenças em geral.

 

Essa intervenção estimula a participação do paciente durante o processo e tem como intuito ajudá-lo a recuperar as capacidades funcionais e sociais para desempenhar as atividades cotidianas normalmente.

 

A terapia ocupacional tem como origem a antiguidade clássica, que era um período em que as pessoas acreditavam que a ocupação, como treinos físicos, jogos, ou distrações, poderiam auxiliar na cura de doenças.

 

 

O terapeuta ocupacional

 

O profissional da saúde é conhecido como terapeuta ocupacional e é registrado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Esse profissional deve possuir graduação superior e ser habilitado para avaliar o paciente, a fim de identificar alterações nas funções práticas.

 

A partir de uma avaliação, o terapeuta identifica o problema do paciente e cria um projeto terapêutico que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento das capacidades da pessoa – tal como estado psicológico, social, afetivo e mais.

 

 

 

A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com a realização de exames admissional, periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições de Riscos ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Documento rápido: mais praticidade para o dia a dia da sua empresa

September 10, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

March 18, 2020

Please reload

Arquivo